Minha lista de blogs

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Evo Morales descarta debate com políticos neoliberais




O presidente da Bolívia, Evo Morales, descartou neste domingo (6) qualquer possibilidade de debater programas governamentais com políticos que privatizaram no passado os recursos naturais e as empresas estratégicas do Estado.

Morales questionou a autoridade e moral dos políticos que o convocaram o debate, porque entregaram as empresas do Estado quando eram autoridades em períodos neoliberais.

"Que autoridade, que moral têm para debater comigo? Eles privatizaram e deram de presente as empresas do Estado e recursos naturais às multinacionais. Que debatam com sua avó e com os que escaparam para fora da Bolívia, eu não tenho nada que debater com estes senhores", remarcou.

As declarações de Morales no departamento de Santa Cruz foram emitidas em alusão ao pedido de um debate com o líder indígena por parte do empresário e candidato presidencial Samuel Doria.

Recordou que devido à privatização do gás natural em períodos neoliberais, o Estado boliviano recebia em 2005 apenas 300 milhões de dólares de renda petroleira.

Agora, graças à nacionalização dos hidrocarbonetos, em maio de 2006, a Bolívia se beneficiará neste ano com 6 bilhões de dólares de renda petroleira.

"Esse modelo chamado neoliberal, com esse modelo quanto temos perdido, com as privatizações quanto nos roubaram e agora ainda se atrevem a dizer vou debater", questionou.

Morales sublinhou que o debate deve ser instalado com os movimentos sociais, cuja luta preservou os recursos do país e impulsionou a nacionalização dos hidrocarbonetos.



Fonte: Prensa Latina, Vermelho
Imagens: Google



Um comentário:

Anônimo disse...

Burgos, gostei da matéria e transferindo para o Brasil essa questão com certeza veremos os mesmos que venderam o Brasil querer discutir sobre o melhor modelo econômico. E também dirão que tudo está errado na economia, mas dificilmente aceitarão o fato de eles quebraram o Brasil três vezes. Esperar para ver...


Teatino

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...