Minha lista de blogs

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Entre a emoção e o escárnio


Tarja colocada por este blog em respeito aos famíliares das vítimas

Por Luciano Martins Costa - Observatório da Imprensa

Um jornal importante, como o gaúcho Zero Hora, pode passar de manifestações explícitas de luto, como a colocação de faixa pretas em suas páginas, até o extremo oposto, o de admitir conteúdo de puro escárnio às vítimas. Correm na internet manifestações de protesto contra a charge publicada na terça-feira (29/1), pelo principal jornal da região Sul do país, sob o título “Uma nova vida” (ver aqui).


Marco Aurélio
A obra, assinada pelo veterano chargista Marco Aurélio, retrata uma longa fila de estudantes mortos, postados diante de um prédio identificado como “USP – Universidade de São Pedro”. Da porta, o próprio São Pedro recebe e direciona os jovens conforme a especialidade – arquitetos, sala 5 com Niemeyer; gente da pedagogia, com Gilberto Freyre; medicina, sala 7 com Zerbini” – e assim por diante. É uma referência direta aos mortos na boate Kiss, de Santa Maria (RS), que o mais reles pasquim de quinta categoria teria pejo de exibir.

Após as primeiras críticas de leitores, o desenho desapareceu da versão online do jornal e o blog “Os diaristas”, que costumava publicar os trabalhos de chargistas e caricaturistas do grupo Zero Hora, foi tirado do ar.


Mas fica a pergunta: o que é que o jornal gaúcho pretendia ao publicar esse monumento ao mau gosto?



Ver post completo 



Fonte: Observatório da Imprensa

Imagens: Google (colocadas por este blog)


2 comentários:

voz a 0 db disse...

Olá...

Isto é apenas o retrato da realidade... E novamente a realidade choca... E nestas alturas em que a capacidade de raciocínio simplesmente não existe, é normal que não se compreenda a REALIDADE... E se fique horrorizado!

E a REALIDADE é aquilo que ali está retratado... Os Jovens hoje em dia vivem as suas existências de forma completamente oca e vã... Fazem tudo e mais alguma coisa pela ILUSÃO DO CANUDO, e depois quando chegam ao local onde o tentarão obter, consideram que aquilo não implica viver a "bela vida boémia"...

Imagina então que o incêndio não tinha ocorrido, e que o espectáculo de pirotecnia rasca e barata tinha funcionado e feito soltar uns gritos histéricos nos presentes, quais seriam então os comentários daqueles jovens no dia seguinte à "rave party"? Pois... Imagino o conteúdo!

Hoje em dia as pessoas sujeitam-se a fazer actividades completamente idiotas em troca de umas horas de alheamento da realidade! Quando corre bem, resta a ressaca, quando corre mal... perdem a vida!

Ainda outro dia aconteceu algo do género em Espanha, só acho que não morreu tanta gente... Mas a ILUSÃO, continua... E as actividades recreativas têm que continuar a LUCRAR... Independentemente de morrer ou não muita ou pouca gente... É esta a nossa CIVILIZAÇÃO... E parece-me que a MAIORIA a ADORA, pois nada está a fazer para a ALTERAR...

Bjhs Querido Burgos!

BURGOS disse...

Voz

Meu amigo, me desculpe por demorar a responder, só hoje pude ter tempo.
Coloquei agora um texto de Claudia Laitano que responde muito bem sobre essa tragédia que aconteceu com os jovens brasileiros.


Um grande abraço meu amigo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...