Minha lista de blogs

terça-feira, 22 de maio de 2012

Israelenses disparando contra palestinos

 

Um vídeo divulgado por um grupo de direitos humanos israelense mostra um confronto entre palestinos e israelenses na Cisjordânia em que um jovem palestino parece ser atingido por um tiro na cabeça. As imagens, gravadas por moradores palestinos no sábado (19), mostram três soldados israelenses que, no entanto, não tomam nenhuma medida efetiva para parar o conflito.

O grupo B’tselem afirma que colonos de Yitzhar foram ao vilarejo de Asira al-Qibliya durante o fim de semana, onde atiraram pedras contra casas palestinas. Jovens do local os confrontaram, dando início a ataques de ambos os lados.  

De acordo com o grupo de direitos humanos, os colonos judeus abriram fogo, atingindo na cabeça Fathi Asayira, um palestino de 24 anos que está hospitalizado e em condição estável.

Três soldados aparecem na filmagem, mas aparentemente não impedem os colonos judeus de jogar pedras ou atirar, afirma o B’tselem. Para o grupo, a gravação "levanta graves suspeitas" de que os soldados não agiram para evitar que os tiros fossem disparados.

O Exército israelense disse estar investigando o incidente, mas que "parece que o vídeo em questão não reflete o incidente em sua totalidade".

Um porta-voz dos colonos disse que o episódio teve início porque palestinos atearam fogo pela terceira semana seguida em áreas perto de Yitzhar. No vídeo, é possível ver o campo em chamas. O porta-voz do grupo, Avraham Binyamin, disse que o esquadrão de segurança e controle de incêndios dos colonos foi atacado por dezenas de palestinos que atiravam pedras.

"Quando a vida de uma pessoa é ameaçada, é seu direito se defender", afirmou Binyamin. Ele disse ainda que um soldado que estava no comando não tomou a frente da situação e acalmou a situação e fugiu após ser atingido por uma pedra.

Ahmed Abdul Hadi, chefe do conselho da vila palestina, disse que os colonos frequentemente atacam a comunidade, onde moram três mil pessoas.

"Dessa vez, eles claramente queriam matar alguém. Eles não atiram normalmente, mas, infelizmente, dessa vez o Exército estava lá e assistindo. Esperamos que o governo israelense evite que os colonos nos ataquem, que não os apoiem", disse Hadi.

 

 

Fonte: Vermelho

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...