Minha lista de blogs

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Catastroika

Enviado pelo amigo Fernando Franco do Blog Farol do Buscador



O novo documentário da equipe responsável por Dividocracia chama-se Castastroika e faz um relato avassalador sobre o impacto da privatização massiva de bens públicos e sobre toda a ideologia neoliberal que está por detrás.


Catastroika denuncia exemplos concretos na Rússia, Chile, Inglaterra, França, Estados Unidos e, obviamente, na Grécia, em setores como os transportes, a água ou a energia.


Produzido através de contribuições do público, conta com o testemunho de nomes como Slavoj Žižek, Naomi Klein, Luis Sepúlveda, Ken Loach, Dean Baker e Aditya Chakrabortyy. 


De forma deliberada e com uma motivação ideológica clara, os governos daqueles países estrangulam ou estrangularam serviços públicos fundamentais, elegendo os funcionários públicos como bodes expiatórios, para apresentarem, em seguida, a privatização como solução óbvia e inevitável.


Sacrifica-se a qualidade, a segurança e a sustentabilidade, provocando, invariavelmente, uma deterioração generalizada da qualidade de vida dos cidadãos.


As consequências mais devastadoras registram-se nos países obrigados, por credores e instituições internacionais (como a Troika), a proceder a privatizações massivas, como contrapartida dos planos de «resgate».


Catastroika evidencia, por exemplo, que o endividamento consiste numa estratégia para suspender a democracia e implementar medidas que nunca nenhum regime democrático ousou sequer propor antes de serem testadas nas ditaduras do Chile e da Turquia.


O objectivo é a transferência para mãos privadas da riqueza gerada, ao longo dos tempos, pelos cidadãos.
Nada disto seria possível, num país democrático, sem a implementação de medidas de austeridade que deixem a economia refém dos mecanismos da especulação e da chantagem — o que implica, como se está a ver na Grécia, o total aniquilamento das estruturas basilares da sociedade, nomeadamente as que garantem a sustentabilidade, a coesão social e níveis de vida condignos.


Se a Grécia é o melhor exemplo da relação entre a dividocracia e a catastroika, ela é também, nestes dias, a prova de que as pessoas não abdicaram da responsabilidade de exigir um futuro. Cá e lá, é importante saber o que está em jogo — e Catastroika rompe com o discurso hegemônico omnipresente nas mídias convencionais, tornando bem claro que o desafio que temos pela frente é optar entre a luta ou a barbárie.







Fonte: email recebido do amigo Fernando Franco
Agradecimentos: Ao amigo Fernando Franco do Blog Farol do Buscador

2 comentários:

Fada do bosque disse...

Esse cretino do Durão... tinha de ser português? Que VERGONHA!!

Este post está exemplar!! se não se importa, Burgos, irei divulgar no Guerra. Está a ver como implantam a ditadura global? Estamos todos, mesmo todos, em apuros e o Brasil, nunca será excepção pelas suas riquezas.
Estou quase no fim da reportagem, é longa mas vale a pena.
Obrigada por esta informação, amigo querido.

Um grande abraço.

BURGOS disse...

Fada

Você deve colocar sim, todos tem que ter conhecimento disso, quanto mais divulgarmos mais pessoas se conscientizarão.

Um abraço minha amiga

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...