Minha lista de blogs

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Afeganistão denuncia assassinato de crianças em ataque da Otan


O governo do Afeganistão ocupado acusou a Otan nesta quinta-feira (9) de matar crianças em um ataque aéreo, uma denúncia que recrudesce a tensão o governo e seus chefes internacionais sobre a morte de civis em ataques perpetrados pelos ocupantes.

Os ocupantes, liderados pelos Estados Unidos e pelo Pacto Militar do Atlântico Norte (Otan), não confirmaram o assassinato, mas admitiram que estavam investigando um "incidente" no distrito de Najrab, na província de Kapisa, no leste do país.

Os assassinatos de civis têm sido uma das maiores fontes de atrito nas relações entre o governo instalado afegão e a Otan, antes da retirada parcial das tropas ocupantes, prevista para 2014.

"Hamid Karzai condenou fortemente um ataque aéreo por tropas estrangeiras que resultou na morte de um número de crianças", segundo um comunicado do gabinete do presidente instalado pelos ocupantes.

Karzai enviou um assessor, Mohammad Zahir Safi, para a área a fim de investigar o incidente, acrescentou o comunicado.

Mehrabuddin Safi, governador de Kapisa, disse que um ataque aéreo dos ocupantes na noite de quarta-feira matou oito crianças no vilarejo de Giawa. Outras autoridades afegãs haviam dito anteriormente que o ataque aconteceu depois de uma busca por supostos guerrilheiros.

"A questão está atualmente sendo considerada por uma equipe conjunta de avaliação para determinar os fatos", tergiversou um porta-voz dos ocupantes no país.




Fonte: Com agências, vermelho.org
Imagem: Google (colocada por este blog)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...