Minha lista de blogs

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Soldados dos EUA urinam em mortos; talibã aponta barbárie

Os talibãs denunciaram nesta quinta-feira (12) como um "ato de barbárie" um vídeo no qual quatro soldados com uniformes norte-americanos urinam sobre três cadáveres apresentados como insurgentes talibãs.

"Nos últimos 10 anos, aconteceram centenas de atos similares que não foram revelados", afirmou à AFP Zabihullah Mujahed, porta-voz dos talibãs, que lutam há 10 anos contra o governo de Cabul e seus aliados da força da Otan, dirigida pelos Estados Unidos.

No entanto, o porta-voz talibã afirmou que os atos vistos no vídeo não vão afetar os esforços para as duas partes manterem conversações de paz. "Este não é um processo político. Portanto, o vídeo não vai prejudicar nossas conversações e troca de prisioneiros porque elas estão num estágio preliminar", disse o porta-voz Zabihullah Mujahid.

"Estamos na fase inicial (do diálogo) no Catar. Neste momento, se trata apenas de uma troca de prisioneiros (de Guantánamo). Não acredito que este novo problema afete as negociações com os Estados Unidos", afirmou o porta-voz Zabiullah Mujahid.

Na quarta-feira, o corpo de infantaria da Marinha dos Estados Unidos anunciou ter iniciado uma investigação sobre o vídeo amador divulgado na internet e, ao que parece, filmado durante uma operação no Afeganistão.

Nas imagens aparecem quatro homens com uniformes militares norte-americanos que urinam sobre três cadáveres ensanguentados, conscientes de que outra pessoa está filmando. Também é possível ouvir um deles dizendo "tenha um bom-dia companheiro" para o corpo sobre o qual urina.

Este tipo de comportamento é punido pelo código de justiça militar, afirmou uma fonte militar em Washington. De acordo com a mesma fonte, o tipo de capacete e a arma de um dos homens parecem indicar, caso a autenticidade do vídeo seja confirmada, que se trata de um grupo de franco-atiradores.

As imagens do que parece ser um ato isolado podem fazer o mundo muçulmano recordar do escândalo de Abu Ghraib em 2004, quando imagens de prisioneiros iraquianos humilhados por militares norte-americanos deram a volta ao mundo.

Segundo o Conselho para as Relações Americana-Islâmicas, principal associação muçulmana norte-americana, as imagens colocam em risco outros soldados e civis afegãos.

Nos últimos anos, vários casos similares de suposta profanação por soldados (boatos de exemplares do Corão jogados no vaso sanitário, por exemplo) ou por jornais ocidentais (caricaturas de Maomé) provocaram revolta no Afeganistão e manifestações violentas que provocaram mortes.




Fonte: vermelho.org

3 comentários:

Bruno António disse...

Caso essas imagens sejam verdadeiras, esses soldados são membros de uma coligação: NATO á qual nós pertencemos, aos olhos do mundo NÓS perfilhamos uma coligação cujos membros possuem um comportamento animalesco quando retiram a mascara da ajuda humanitária, a responsabilidade pelo acto é , salvo melhor opinião, é essencialmente imputável a quem formou estes militares e a quem muito superiormente os comanda porque pelas normas militares as tarefas são delegáveis mas a responsabilidade do acto praticado e suas consequências nunca são delegáveis, e só assim se pode garantir que quem no futuro ocupe o comando e formação destas tropas , ira esforçar-se seriamente para que a sua formação e actuação seja compatível com um animal racional.
Note-se que os homens que urinam sobre os cadáveres, por mais abominável que pareça, e é de facto, são “aproveitados” , usados para matar e o estado psicológico de alguém que vive para matar e mata para não morrer, não pode ser julgado sem se ter em conta que possui o seu discernimento obviamente afectado.
Assim, salvo melhor opinião, qualquer pais membro da NATO para limpar na medida do possível a sua imagem deveria solicitar a demissão imediata do comandante do contingente no Afeganistão e do responsável pela formação ( estou a falar de generais e políticos) Bem como de equacionar seriamente a continuação na coligação que parece trazer mais vergonhas que vantagens .

jader resende disse...

Existira melhor opinião^?
Tenho minhas duvidas.

BURGOS disse...

Bruno

São tão verdadeiras que acabei de colocar o vídeo que confirma a foto.
Esses são os americanos que estão lutando pela "democracia e liberdade" no mundo.
ONU e OTAN, duas organizações voltadas uma para a união e outra para a paz e o resultado é isso.

Os maioria dos humanos deveríam baixar a cabeça e ter vergonha da espécie "evoluida" em que se tornaram.

Os verdadeiros humanos deveriam se revoltar com uma coisa dessa, os americanos estão urinando LITERALMENTE no mundo todo já faz muito tempo, mas muitos precisam ver para crer, e agora não há mais dúvidas, não bastou a desgraça que fizeram no Japão, no Vietnã, no Iraque, na Líbia e em tantos outros países???
até quando vamos permitir tantas humilhações???

Um abraço meu amigo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...