Minha lista de blogs

domingo, 29 de janeiro de 2012

Brasil e Venezuela reafirmam desejo de cooperação na Defesa


O ministro da Defesa, Celso Amorim, e seu colega da Venezuela, Henry Rangel Silva, reforçaram nesta quarta-feira a vontade de reforçar os laços bilaterais no âmbito da pasta que comandam. "Temos uma relação excelente, como se sabe, entre Brasil e Venezuela, mas talvez a dimensão de defesa não esteja suficientemente desenvolvida", declarou Amorim aos jornalistas depois de se reunir com Rangel e o alto comando militar venezuelano em Caracas.

Por sua parte, Rangel garantiu que após as reuniões com Amorim "começam a materializar-se uma série de necessidades que ambos países têm para poder coexistir nas Forças Armadas de uma maneira muito harmônica". "Vamos conseguir que nossas Forças Armadas se complementem para oferecer proteção interna ao bloco sul-americano, mas que também se transformem em um elemento dissuasivo contra os que querem vir de fora rumo ao bloco, que está a cada dia mais coeso", ressaltou Rangel.

O ministro brasileiro, que se reuniu na terça-feira pela noite com o presidente Hugo Chávez, voltará hoje mesmo ao Brasil. Amorim destacou que durante seu encontro com Chávez trataram de "vários aspectos", entre eles "a cooperação em matéria industrial e tecnológica". "Em defesa falou-se da troca de escolas militares, escolas tecnológicas, aperfeiçoamento de oficiais", acrescentou. Amorim disse que falou também da possibilidade de uma maior cooperação na fronteira entre Venezuela e Brasil.

A reunião com Chávez incluiu a possibilidade, segundo Amorim, de fazer um "posto conjunto" de defesa em certos lugares da fronteira, já que existe muita distância entre os grandes centros povoados dos dois países. O ministro destacou, por outra parte, que "a ênfase neste momento é na América do Sul, no Conselho de Defesa sul-americano", e assinalou que ao estreitar laços com os países da região "se eliminam dúvidas, rivalidades" e se avança na cooperação contra o crime organizado e o narcotráfico. "Temos que nos ajudar mutuamente", frisou Amorim, ressaltando que o Brasil quer fortalecer sua relação com todos os países da América do Sul.



Fonte: navalbrasil.com

Imagem: Google

6 comentários:

P. P. P. disse...

Pepe Escobar – “Embargo: a volta do chicote no lombo de quem bateu”


http://redecastorphoto.blogspot.com/2012/01/pepe-escobar-embargo-volta-do-chicote.html

P. P. P. disse...

China se prepara para um novo baby boom no ano do dragão

As maternidades na China se preparam para receber um novo baby boom durante o ano do dragão, animal que segundo o calendário lunar abençoa os nascidos sob seu signo com sabedoria, coragem e um futuro promissor.

Por causa da superstição, milhares de chineses decidiram ter filhos durante 2012, e como aconteceu no ano do porco (2007), que prevê riqueza e prosperidade, os nascidos terão que enfrentar a escassez de salas de parto.

http://portuguese.ruvr.ru/2012/01/29/64881499.html

gilsonsampaio disse...

Caro Burgos,
Ainda bem que temos o Celso Amorim e o Samuel Pinheiro Guimarães. A caserna deve estar vivendo um surto de brotoejas e não é pra menos depois de décadas de ideologização oriunda da Casa das Américas.
Abs

BURGOS disse...

P.P.P.

Muito bom os links, muito obrigado amigão.

Um abraço

BURGOS disse...

Gilson

Põe surto de brotoejas nisso!!!

Devem estar achando que o Brasil enlouqueceu, hehehehe.
O império falido junto com a Inglaterra já devem estar preparando alguma coisa para nós, pois com certeza não vão ficar só na coceira.
Já recomeçaram na Argentina, e o Brasil que se prepare, e é bom sabermos que a América do Sul finalmente resolveu se unir para mostrar que não somos mais idiotas.

Um abraço meu amigo

maria disse...

Olá BURGOS: concordo com vocês, tu e o Gerson. A Dilma deu uma cartada de mestre quando pôs o Amorin na defesa. È agora que se enterra a Escola Superior de Guerra neste país.Quanto a defesa norte americana eles vão fazer de tudo para enfiar uma base na tríplice fronteira, com a baboseira do terrorismo árabe, adoram as águas do Atlântico para as suas manobrinhas junto as bases de exploração petrolífera e devem estar de braços dados com uma possível nova invasão nas Malvinas.Vamos ver como a defesa da América do Sul se sai dessas. Abraços

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...