Minha lista de blogs

sábado, 3 de dezembro de 2011

A Silenciosa Revolução SulAmericana


Por Raúl Zibechi
Tomado de La Jornada

A UNASUL aprovou um importante projeto estratégico que começa a desatar os laços de dependência com EUA: A criação de um mega-anel de fibra óptica que fará as comunicações internas da região não passem mais pelo solo estaduniense. A decisão da primeira reunião dos 12 ministros de Comunicações e Tecnologias da Informação reunidos em Brasilia dia 29 é ainda mais importante, desde o ponto de vista geopolítico, que os projetos de infraestrutura aprovados pelo COSIPLAN (Conselho Sulamericano de Infraestrutura e Planejamento) ao dia seguinte na mesma cidade.

Até agora, as comunicações da internet na região sofrem uma dependência quase incrível. Um email enviado entre duas cidades limítrofes entre Brasil e Peru, por exemplo entre Rio Branco, capital do Acre e Puerto Maldonado, vai para Brasilia, sai por Fortaleza em cabo submarino e ingressa nos EUA por Miami, chega a Califórnia para descer o Pacífico até Lima e seguir até puerto Maldonado, apenas 300 quilômetros de onde ele saiu. Nesta base, é impossível falar de soberania e integração.

O anel de fibra ótica terá uma extensão de 10 mil kilometros e será gerenciado pelas empresas estatais de cada país para que as comunicações sejam mais seguras e baratas. Para o Ministério das Comunicações do Brasil, que concebeu o projeto, o anel "diminui a vulnerabilidade que temos em caso de atentados, assim como "E no que diz respeito à confidencialidade dos dados e oficiais militares". até hoje 80% do tráfico internacional de dados da América Latina passa pelos EUA, o dobro da Ásia e quatro vezes a taxa na Europa.

O ministro brasileiro Paulo Bernardo disse que o anel estará concluído em dois anos e que os custos atuais de internet na América do Sul são três vezes maiores do que se pagam nos EUA. Para que os 12 países tenham uma igualdade de acesso aos fluxos são aumentadas pela conexão de novos cabos submarinos, Bernando adianto a criação de pontos de troca de tráfego nas fronteiras, que pode travar empresas. para o Brasil o custo total do projeto é de apenas 100 milhões de dólares.

Além de as decisões de ambas reuniões da Unasul, o Brasil decidiu levar as Nações Unidas sua negociação para a democratização da internet, que está em mãos de empresas estadunienses. O embaixador Tovar da Silva Nunes disse que a gestão dos fluxos de informação "não é inclusiva, não é seguro, não é nem justo nem desejável."

O COSIPLAN decidiu impulsionar 31 projetos de infraestrutura para 2012-2020, com um custo de 14 mil milhões de dólares. Os quatro mais importantes são: corredor ferroviário entre os portos de Paranaguá (Brasil) e Antofagasta (Chile), com um custo de 3700 milhões de dólares; estrada Caracas-Bogotá-Quito-Buenaventura, ou seja, com saída para o Pacífico, a um custo de 3.350 milhões de dólares; ferrovia bioceânica Santos -Arica, trecho boliviano, que custará 3.100 milhões de dólares, e a estrada Callao-la Oroya-Pucallpa, que custará 2.500 milhões de dólares. Em sua maior parte serão financiados pelo BNDES do Brasil, mas poderão participar o Bandes de Venezuela, o Banco de Inversión y Comercio Exterior de Argentina e o regional Banco del Sur.

Todas estas obras formam parte do projeto IIRSA (Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sudamericana), e estão sendo e estão sendo contestadas pelo povo, como aconteceu na Bolívia com a estrada do TIPNIS e no Peru com as hidrelétricas. A conversão da região em potencia global, na mão do Brasil, se processará com um aumento de exploração de recursos naturais e das pessoas. É o mesmo caminho percorrido pelos países do norte e então emergente.

muitos mais desenvolvimentos na região. A reunião do Conselho de Defesa da Unasur, relizada em Lima no 11 de novembro, 26 ações acordadas no contexto do plano de ação 2012 para a integração em matéria de defesa e a criação de uma agencia espaial regional. Argentina ficou encarregada de colocar em marcha a fabricação de um avião de treinamento para treinamento de formação de pilotos, em cujo processo participarão Equador, Venezuela, Peru e Brasil. Cada país fabricará peças que são então reunidos em um só lugar para determinar. Brasil, por sua parte, ficou com a frente do projeto de avião não tripulado para a vigilância de fronteiras.

A região segue os passos de um acordo estratégico de defesa assinado em 5 de setembro entre Argentina e Brasil, que para agora na fabricação do Cargueiro militar KC-390, desenhado pela empresa aeronáutica EMBRAER, no Brasil, que contará com peças fabricadas em Córdoba, Argentina, com um investimento conjunto de mil milhões de dólares, na fabricação conjunta de veículos de transportes e blindados, e na cooperação das indústrias navais e aeroespaciais, e na área de ciberdefesa.

É a primeira vez que se tomam este tipo de decisões nos ex-quintal de Washington. Além disso, esses dados não é menos, o projeto do anel de fibra óptica foi criado em Bogotá pelo ministro brasileiro Bernardo; Maria Mejía, a pessoa designada por Juan Manuel Santos para presidir a Unasur, e o presidente do BID, Luis Alberto Moreno, amigo pessoal do banqueiro luis Carlos Sarmiento, o homem mais rico de Colombia, partidário de firmar um TLC com Brasil e de associar as bolsas de valores de ambos os países.

Isso pode explicar as intempestivas declarações de Alvaro Uribe contra as boas relações colombo-venezuelanas e o artigo de Roger Noriega en InterAmerican Security Watch, quien llamó a su país a preparase para una intervención militar en Venezuela, onde EUA compra 10% de seu petróleo. É evidente que o império em decadência não vai contemplar passivamente perder o controle da região Sulamericana.


Fonte: http://www.cubadebate.cu/especiales/2011/12/03/la-silenciosa-revolucion-suramericana/

4 comentários:

Fada do bosque disse...

Nem imagina como fiquei ciontente com esta notícia Burgos!
Os impérios não duram sempre e quando caem, caem sempre com muito estrondo! esperemos para ver o que vai ser com os EUA!!!
Um abraço e obrigada pelo óptimo post!:)

Fada do bosque disse...

Desculpe a gralha... contente, queria eu escrever.

Veja esta visão tão diferente, que eu digo uma coisa... será que há pessoas que só vêem o lado negro das coisas?! Eu pensei que tinha essa capacidade, mas há quem seja muito mais extremista!... e quanto aos extremos... penso que se tocam.

http://2012umnovodespertar.blogspot.com/2011/12/celac-comunidade-de-escravizacao-dos.html

BURGOS disse...

Fada, obrigado pelo vídeo.

O cara é bem pessimista, mas eu ainda acredito que nem tudo está perdido, como tu mesma disse em outro comentário não podemos colocar todos no mesmo saco, acho que ainda tem líderes que tem ideais e amor pelo seu país.


Um abraço minha amiga

maria disse...

Atenção: BURGOS, Fada e Voz: deem uma olhadinha nos outros videos desse Jayson Rosa e já verão quem é o sujeito, que existe milhares "pregando" do mesmo jeitinho dele em rádios,igrejas e "salões" de pobres e semianalfabetos, e a que ele serve.
Abraços

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...