Minha lista de blogs

domingo, 4 de dezembro de 2011

Hugo Chavez: Celac marca fim da hegemonia norte-americana

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, descreveu nesta sexta-feira (2) a criação de um bloco latino-americano e caribenho de 33 países como um contrapeso aos Estados Unidos e "a conquista de uma batalha de 200 anos" que teria começado com Simón Bolívar, prócer da independência da Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia. Chávez deu as declarações na abertura da cúpula de dois dias que marca a criação efetiva da Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac).

"A Doutrina Monroe foi imposta aqui: a América para os americanos, para os ianques. Eles impuseram a vontade deles durante 200 anos, mas isso agora acabou", disse o mandatário venezuelano.

Chávez vê a nascente Celac como uma ferramenta para acelerar a integração latino-americana. "Nós precisamos marchar em direção ao que Bolívar disse ser um corpo político gigante", afirmou.


O bloco de 33 nações reúne todos os países da América Latina e do Caribe. Ao contrário da Organização dos Estados Americanos (OEA), sediada em Washington, terá Cuba como membro pleno e excluirá os Estados Unidos e o Canadá. O presidente de Cuba, Raúl Castro, fez eco às declarações de Chávez, ao chamar a criação efetiva da Celac o "maior evento em 200 anos".

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, também se referiu a Bolívar como uma inspiração. "Nossos países demonstram sua vocação para um futuro comum", disse Dilma. "Há 200 anos, Caracas foi como um farol na luta pela independência. Eu acredito no sonho de Bolívar".


Fonte: vermelho.org
Imagens: Google

9 comentários:

Anônimo disse...

Olá BURGOS... auau

Só falta agora retirarem a Sede da CELAC da Florida/EUA!!!

BURGOS disse...

Voz

Não entendi, como assim?

Me explica isso.

hehehehe

Anônimo disse...

Ó BURGOS... isto não é só estar aí deitadinho no tapete ihihih vê aqui

au...au...(Abr)

Anônimo disse...

BURGOS BURGOS... esquece... esta CELAC deste link que te deixei não é a mesma CELAC do vídeo da DILMA! vou-me castigar... e comer 2 quilos de biscoitos!!! ihih

Anônimo disse...

Pelo que li o Chávez anda a gozar e bem... com outros tipos!

BURGOS disse...

Que tipos???
Vai me conta!
Ou então eu vou ficar aqui no tapetinho, hehehehehe

Anônimo disse...

Com o Jaime Lusinchi e restantes american lovers! ihihih

Anônimo disse...

Já foste ler o pequeno pedaço do livro da Ghislaine Lanctot que te deixei aqui?

BURGOS disse...

Já li sim, coisas que bem sabemos.
Isso deveria passar na TV em horário nobre, mas aí teríamos um índice de suicídio de 60%, hehehehehehe

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...