Minha lista de blogs

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

África e América do Sul definem a nova parceria

O embaixador de Angola na Etiópia defendeu, ontem, em Malabo, Guiné Equatorial, uma estratégia comum bem definida entre África e a América do Sul que reflicta os interesses dos dois continentes e beneficie as populações.

Arcanjo do Nascimento, que falava como chefe da delegação angolana na abertura da reunião ministerial do fórum de cooperação conjunto África-América do Sul, que termina hoje, salientou que uma parceria desta natureza deve ser forte para acabar com a dependência económica, pois o Sul é o grande exportador de matéria-prima e de capitais.
Os trabalhos foram abertos pelo Presidente da Guiné Equatorial, que referiu que a parceria deve procurar defender os interesses políticos, económico, social e cultural das duas regiões.
Obiang Nguema também salientou a importância de se acabar com a dependência económica do Sul, com recurso à transformação e utilização das própriariquezas.
A reunião ministerial, em que participam os ministros dos Negócios Estrangeiros dos dois continentes, é a antecâmara para a cimeira de Chefes de Estado e de governo, que se realiza, no próximo ano, igualmente em Malabo.
Os ministros analisam vários documentos apresentados por altos funcionários das duas regiões, como o relatório sobre o plano de execução África-América do Sul 2010/2015 e outro, do Comité estratégico presidencial. Na primeira cimeira África-América do Sul, em Novembro de 2006, em Abuja, Nigéria, foi desenvolvido o plano de acção com 19 áreas de cooperação entre os dois continentes.
As duas partes trabalham nas áreas da agricultura, ambiente, educação, cultura, fortalecimento institucional, governação e administração pública, paz e segurança, desporto, tecnologia, investimento, comércio e turismo. Para a aplicação dos projectos, foi criado um fundo para garantir a disponibilidade financeira para apoiar projectos definidos pelas duas partes.
Os ex-Presidentes da Nigéria e do Brasil, Olusengo Obasanjo e Lula da Silva, foram os grandes mentores da parceria estratégica entre África e a América do Sul.



Fonte: Jornal da Angola

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...