Minha lista de blogs

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

EUA , Israel e ONU - O Paradoxo


O presidente dos EUA, Barack Obama, disse que não há "atalhos" para terminar o conflito entre israelenses e palestinos, que já existe a décadas no Oriente Médio.

Barack Obama afirmou que a paz na região "não virá de resoluções ou declarações da ONU", mas apenas de negociações diretas entre israelenses e palestinos.

"Estou convencido de que não há atalho para encerrar um conflito que existe a décadas", disse.

“No final das contas, são os israelenses e os palestinos, e não nós, que devem chegar a um acordo sobre as questões que os dividem: sobre fronteiras e segurança; sobre refugiados e Jerusalém”.

A História:

Em abril de 1947, um Comitê Especial das Nações Unidas propôs a partilha da Palestina em um Estado judeu (já com cerca de 650 mil habitantes) e um Estado árabe-palestino (com o dobro dessa população).

Estado institucionalizado

Quando a Liga das Nações (hoje Organização das Nações Unidas - ONU) concedeu o mandato britânico sobre a Palestina, em 1922, recomendou ao país que criasse na região um "lar judaico, em reconhecimento à ligação histórica do povo judeu com a Palestina".
Motivados pelo sionismo e pela "simpatia para com as aspirações sionistas dos judeus" expressa pelo ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, Lord Balfour, milhares de judeus partiram para as terras palestinas.

A fundação de Israel, em 1948 apenas institucionalizou uma comunidade de cerca de 650 mil pessoas já organizada, com instituições políticas, sociais e econômicas bem desenvolvidas.

Em 11 de maio de 1949, Israel tornou-se o 59º membro das Nações Unidas.


O paradoxo:

A contradição das palavras de Barack Obama é um paradoxo impressionante, pois, se a ONU resolveu o problema dos israelenses em 1922 como pode agora não poder resolver o problema dos palestinos?

Como pode Barack Obama dizer que não é na ONU que os palestinos vão resolver seus problemas?

Então quem poderá resolver estes problemas? Se palestinos e judeus não se entendem, continuará sendo uma eterna carnificina?

Então, podemos concluir que a Organização das Nações Unidas (ONU) só serve aos interesses de Israel e EUA?

Se a ONU não serve para resolver estes problemas, a quem se deve recorrer?

Então talvez devamos procurar ajuda fora do planeta Terra...

Quem sabe a “Confederação Galáctica”?

3 comentários:

Fada do bosque disse...

Sinceramente! Esse Obama é uma vergonha! Então diz que não há atalhos para que a Palestina entre na ONU e o que é senão um atalho, meter Israel pelo meio?!
Estive a ouvir o discurso dele no youtube e sinceramente foi muito falso. Se os israelitas não querem a Palestina, porque não ir a votos na instancia que é devida, a ONU, onde estão agora e votar na Palestina, ,para que esta seja o Estado que sempre devia ter sido?
Já não há argumentação e metem os pés pelas mãos! Parece impossível termos estes hipócritas dos israelitas a fazer birra e os americanos, outros hipócritas, a apoiar!

Fada do bosque disse...

Esqueci de lhe dizer que o post está mesmo muito bom! Essa da confederação galáctica foi demais! :)

Um abraço.

Anônimo disse...

É realmente o homem esqueçeu se de
Deus e de sua justiça ,Os Estados
Unidos é o senhor de todas as gerras
só esquecendo da força e poder da
VIRGEM MARIA MÃE DE DEUS que os
punirá no momento certo/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...